O Enigma

Nada de monumento coberto de elogios. O meu epitáfio será o meu nome, nada mais.

terça-feira, novembro 14, 2006

Saudades

Quando era uma criança, era feliz e tinha sonhos, queria ser piloto de aviões, ou jogador de futebol, jeito para jogar futebol nunca me faltou, agora pilotar aviões não sei no que iria dar.
Tive uma infância feliz, apesar de algumas adversidades, lembro-me de andar de bicicleta com o meu pai, de chegar completamente sujo a casa, e ouvir um grande raspanete da minha mãe, de estar com o meus amiguinhos, havia a felicidade de meninos ingénuos. Lembro-me de duas tragédias que levaram para a morte dois amigos meus, a vida não lhes quis ensinar mais nada.
Por volta dos meus 12 anos comecei a aventurar-me pelos pinhais que sempre me abraçaram, e mais os meus 3 aventureiros, o Artur, o João, o Gilberto, depois mais tarde apareceu o Pedro mais conhecido por “índio”, e que índio…nas férias saímos de casa depois de almoço, e íamos ver os pássaros, as arvores, os bichos do mato, foi uma fase que moldou muito a minha infância, e eu fui uma criança feliz, apesar de o meu pai ser assim desde que me lembro, sempre o amei muito, porque é o meu pai, e há momentos que ele me deu coisas boas, poucas, mas que mais nenhum pai podia ter dado, senti-me muitas vezes mal pelas historias dele, mas ele nunca teve culpa, as pessoas não percebem, mas eu percebo pai, não penses que não, eu sei que perdeste os teus pais de uma forma trágica quando eras muito novinho, e eras o filho mais novo, e que adoravas os teus pais, os meus avós que eu nunca me lembro de os ter conhecido, mas que tu dizes que foi com eles que dei os meus primeiros passos, e fica sabendo que eu amo os meus avós, os teus pais, e também te amo a ti pai, por que eu fui e sempre serei o teu Paulito.
As saudades que tenho do meu avô, da parte da minha mãe, o meu avô era um homem de poucas palavras, mas havia qualquer coisa em ti avô, sei lá…tu quase não falavas com ninguém, mas comigo era diferente, nós falávamos muito, tu ensinavas-me coisas, sobre a terra, plantas, com fazer uma pequena horta, ainda me lembro da tua barba a arranhar-me a cara avozinho querido, e eu gostava, porque sentia-te, adorava a forma como gaguejavas, e quando ia contigo ao café, sentia-me tão seguro contigo, tenho muitas saudades tuas avozinho, mas tu sabes que eu sinto-te muitas vezes, não sei se és mesmo tu, ou se sou eu a querer-te perto de mim, mas sinto-te e isso já me aconchega o coração. Lembras-te avozinho quando o meu irmão quis que tu fizesses uma festa aquele cão, eu disse-te para não fazeres porque sabia que o cão ia morder-te, mas o meu irmão insistiu, e tu com a tua calma, simpatia e com todo o amor fizeste uma festinha ao cão e ele mordeu-te, fiquei tão preocupado, mas tu com um sorriso disseste que não fazia mal, que era só uma mordida, que passava, dava tudo da minha vida para estar apenas cinco minutos contigo, para ouvir a tua voz, as tuas palavras com um leve gaguejar, não me importava de morrer a seguir, mas morria cheio de amor, do teu amor.
Sabes avô eu também irei para o sitio onde estas, guarda um lugarzinho para mim, para eu ficar ao teu lado, a sentir o teu cheirinho, o teu amor.
A minha avó era uma mulher mais fria, pelo menos parecia-me a mim, mas era só uma mascara que ela metia, e sempre senti que ela gostava mais dos meus primos do que de mim, não sei...era mais distante dela, ao contrario do que contigo avozinho, a minha avó que eu me lembre nunca me fez uma carinho, e o dinheiro não paga carinhos, mas eu amo-te muito avó, quero que saibas isso, e ás vezes olho para as tuas fotos e penso na grande mulher que tu eras, e eras mesmo…
O meu primo Pedro, eheheheh, que grande brincadeiras nós tínhamos quando nos encontrávamos em casa dos avós, apanhávamos rãs, e tu és doido Pedro, metias-te a fazer autopsias aos pobres bichinhos, também assumo as minhas culpas porque também fiz algumas, mas era cruel primo. O meu irmão como era o mais velho ficava sempre com os meus tios nestes fins-de-semana em casa dos meus avós, ficávamos apenas nos quatro, eu o Pedro, a Susana (sempre foste a minha priminha favorita) e a Vera que era a mais noviça, entravamos os quatro em aventuras no campo, que saudades eu tenho desses tempos.
A minha prima Susana era a minha protegida, ela é 2 anos mais nova que eu, e é linda em todos os aspectos, que belos momentos eu passei com aquela miúda, as piadas que ela contava e que eu também contava e ficávamos os dois a rir feitos malucos, ás vezes o pessoal que estava ao nosso lado nem percebia, ihih…mas nós riamos na mesmo, eu sei que tu sentias uma grande admiração por mim priminha, e fica sabendo que eu também te admirava muito, és linda em todos os aspectos, mas nós crescemos, e alguma da magia desaparece com a idade.
O que sou hoje devo a vocês todos, e gosto do que sou hoje, fica muito mais para escrever e para contar, mas irei escrever mais sobre as alegrias e tristezas do meu passado, presente e futuro. A todas as boas pessoas que passaram na minha vida um grande obrigado, e ás más pessoas também porque ensinaram-me que eu não queria ser assim como elas.